Sobre a Ativa

A Abordagem para Tornar Inovadora e Visível a Aprendizagem é uma proposta de desenvolvimento profissional docente que desenvolvemos com base no conceito de aprendizagem para o desenvolvimento integral proposto pela legislação educacional brasileira, com destaque para a Lei Geral de Diretrizes e Bases e na Base Nacional Comum Curricular.

Nossa missão é disseminar práticas de formação de professores que estimulem a Aprendizagem Visível e Profunda de cada um dos estudantes com base em teorias e evidências contemporâneas das Ciências da Aprendizagem. Nosso valor é fortalecer a construção de uma cultura de pensamento visível em cada sala de aula, promovendo a reflexão e aprendizagem profunda com qualidade e equidade para todos e cada um dos estudantes.

A @ativaedu começa a ser criada nos cursos de extensão para o Instituto Singularidades em 2018 e consolida-se como abordagem pedagógica em 2019 em diversas instituições educacionais, oferecendo cursos sobre metodologias ativas, avaliação formativa, aprendizagem criativa e planejamento reverso como ferramentas inovadoras para o contexto da educação brasileira.

AFundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica certificada em Visible Thinking e Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pelo Project Zero, da Harvard Graduate School. Graduada em Geografia pela USP e mestre em educação pela mesma instituição. É também membro da Rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann desde 2019.

Fundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica certificada em Visible Thinking e Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pelo Project Zero, da Harvard Graduate School. Graduada em Geografia pela USP e mestre em educação pela mesma instituição. É também membro da Rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann desde 2019.

Fundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica certificada em Visible Thinking e Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pelo Project Zero, da Harvard Graduate School. Graduada em Geografia pela USP e mestre em educação pela mesma instituição. É também membro da Rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann desde 2019.

Fundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica certificada em Visible Thinking e Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pelo Project Zero, da Harvard Graduate School. Graduada em Geografia pela USP e mestre em educação pela mesma instituição. É também membro da Rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann desde 2019.

Fundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica certificada em Visible Thinking e Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pelo Project Zero, da Harvard Graduate School. Graduada em Geografia pela USP e mestre em educação pela mesma instituição. É também membro da Rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann desde 2019.

Julia P. Andrade

Com mais de 20 anos de atuação na formação continuada de professores em escolas públicas e privadas, Júlia é autora de diversos livros, sendo os mais recentes a coletânea Aprendizagens Visíveis: experiências teórico-práticas em sala de aula (Panda Books, 2021) e a plataforma-livro Currículo e Educação Integral na Prática: uma referência para estados e municípios (Centro de Referências em Educação Integral/British Council, 2019).

AFundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica certificada em Visible Thinking e Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pelo Project Zero, da Harvard Graduate School. Graduada em Geografia pela USP e mestre em educação pela mesma instituição. É também membro da Rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann desde 2019.

Fundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica certificada em Visible Thinking e Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pelo Project Zero, da Harvard Graduate School. Graduada em Geografia pela USP e mestre em educação pela mesma instituição. É também membro da Rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann desde 2019.

Fundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica certificada em Visible Thinking e Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pelo Project Zero, da Harvard Graduate School. Graduada em Geografia pela USP e mestre em educação pela mesma instituição. É também membro da Rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann desde 2019.

Fundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica certificada em Visible Thinking e Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pelo Project Zero, da Harvard Graduate School. Graduada em Geografia pela USP e mestre em educação pela mesma instituição. É também membro da Rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann desde 2019.



Pedagoga e professora de Ensino Fundamental anos Iniciais. Certificada pelo Instituto Singularidades no curso de extensão Abordagem Visible Learning: experiências teórico-práticas de aprendizagem criativa, metodologias ativas e avaliação integradora, ministrado por Julia Andrade, e Especialista em Gestão Escolar pela USP. De ex-aluna se tornou coordenadora da Ativa Educação e vem disseminando suas inovações em sala de aula também como professora-autora na Comunidade de Práticas em Aprendizagens Visíveis no Blog da @ativaedu.

Danilelly Abud Bonilha
Coordenação pedagógica

AFundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica certificada em Visible Thinking e Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pelo Project Zero, da Harvard Graduate School. Graduada em Geografia pela USP e mestre em educação pela mesma instituição. É também membro da Rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann desde 2019.

Fundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica certificada em Visible Thinking e Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pelo Project Zero, da Harvard Graduate School. Graduada em Geografia pela USP e mestre em educação pela mesma instituição. É também membro da Rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann desde 2019.

Fundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica certificada em Visible Thinking e Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pelo Project Zero, da Harvard Graduate School. Graduada em Geografia pela USP e mestre em educação pela mesma instituição. É também membro da Rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann desde 2019.

Fundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica certificada em Visible Thinking e Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pelo Project Zero, da Harvard Graduate School. Graduada em Geografia pela USP e mestre em educação pela mesma instituição. É também membro da Rede de Talentos da Educação da Fundação Lemann desde 2019.

Malu é Pedagoga com experiência na Educação Infantil e Pós-graduada em Metodologias Ativas. Foi no mesmo curso do Singularidades que Dany fez, onde seu caminho cruzou com a Ativa. Estava em busca de novas metodologias para sua prática, quando lhe foi designado o cargo de Professora de Tecnologia Educacional. Ex-aluna da Ativa e hoje faz parte da rede auxiliando na parte de tecnologia e comunicação.

Malu Brandão
Arte para Mídias Sociais