Abordagem Ativa

A Abordagem para Tornar Inovadora e Visível a Aprendizagem é uma proposta de desenvolvimento profissional docente. Através dela, articulamos diferentes estratégias de formação e avaliação a partir de três pilares: metodologias ativas, investigação e aprendizagem visível.

Abordagem Ativa Educação

METODOLOGIAS ATIVAS

São as ações pedagógicas que oferecem vivências em diferentes metodologias com foco na aprendizagem do estudante. O destaque, aqui, é ensino híbrido, levando em consideração rotinas de pensamento visível. Também trabalhamos a pedagogia de projetos que envolvam planejamento e trabalho em grupo.

INVESTIGAÇÃO

A investigação tem fundamento nas ciências da aprendizagem. As metodologias ativas sempre são apresentadas com propósito investigativo, com foco na ação e na experimentação “mão na massa”. Esse modelo evidencia perguntas essenciais de uma investigação, a construção do conhecimento para ampliar repertório  e da descoberta a se desenvolver para alcançar a compreensão profunda do estudante.

APRENDIZAGEM VISÍVEL

Nessa abordagem, os objetivos, critérios e processos de aprendizagem são visíveis e compartilhados por professores e estudantes desde o início. Isso garante uma prática de avaliação formativa contínua que fortalece o autoconhecimento, a autoavaliação e a metacognição.

Conheça nossos temas de atuação:

Fundamentos e referências-chave:

Links em negrito



A concepção brasileira de políticas públicas de desenvolvimento de currículo, avaliação e formação de professores, proposta pelo Centro de Referências em Educação Integral.


As evidências apontadas pela Meta-análise Aprendizagem Visível para Professores de John Hattie.


A visão formativa e a proposta de Rotinas de Pensamento das pesquisas do Project Zero da Harvard Graduate School.


Práticas de Aprendizagem Criativa mão na massa difundidas pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa a partir da concepção do LifeLong Kindergarten do MIT e difundidas pelo Transformative Learning Tecnologies Lab do Teacher’s College da Columbia University e pela rede e conferências Fablearn.






A concepção de Ensino para a compreensão que embasa as pesquisa dos Project Zero e do Planejamento para a compreensão ou Planejamento Reverso de Grant Wiggins e Jay McTigue sistematizadas pela ASCD – Associação para Supervisão e Desenvolvimento de Currículo.


A concepção brasileira de políticas públicas de desenvolvimento de currículo, avaliação e formação de professores, proposta pelo Centro de Referências em Educação Integral.


As evidências apontadas pela Meta-análise Aprendizagem Visível para Professores de John Hattie.


A visão formativa e a proposta de Rotinas de Pensamento das pesquisas do Project Zero da Harvard Graduate School.


Práticas de Aprendizagem Criativa mão na massa difundidas pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa a partir da concepção do LifeLong Kindergarten do MIT e difundidas pelo Transformative Learning Tecnologies Lab do Teacher’s College da Columbia University e pela rede e conferências Fablearn.






A concepção de Ensino para a compreensão que embasa as pesquisa dos Project Zero e do Planejamento para a compreensão ou Planejamento Reverso de Grant Wiggins e Jay McTigue sistematizadas pela ASCD – Associação para Supervisão e Desenvolvimento de Currículo.