Neurociência e educação: as bases da aprendizagem

Vale à pena conferir a palestra do neurocientista Stanislas Dehaene em 2012 no Collège de France sobre as bases da aprendizagem segundo a pesquisa neurocientífica atual aplicada à psicologia cognitiva. Segundo ele, o cérebro de um bebê recém nascido já é altamente estruturado e especializado para funções cognitivas e emocionais dada pela herança genética de primatas de nossa espécie. Dai, por exemplo, decorre a sua primeira grande teoria: a reciclagem neuronal. Segundo Dehaene, reciclamos neurônios originalmente formados (pela evolução) ao reconhecimento oral e visual (por exemplo comunicação com o grupo e identificação de presas e predadores, como ocorre entre os primatas) para desenvolver uma função da cultura: a leitura e a escrita. Dehaene mostra como recentes descobertas da neurociência da aprendizagem podem ajudar professores a terem mais consciência e profundidade em sua ação educativas. Por exemplo, na compreensão de quais são os conceitos e algorítimos intuitivos do cérebro humano e como são estabelecidas as redes neuronais no processo de aquisição formal do pensamento e da linguagem. Seus exemplos se aplicam inclusive a casos de alunos com dislexia ou discalculia. Dehaene afirma que todos os bebês já nascem com um conceito de espaço, de nome e mesmo de percepção estatística. (Re)conhecer estes conceitos intuitivos e trazê-los à consciência do estudante por meio de um ensino significativo, em que o erro é parte integrante do processo de aprender, é a missão do professor bem formado. Na palestra Dehaene explora quatro fatores ou pilares essenciais para qualquer aprendizagem formal:

1. Atenção: a) função de alerta; b) orientação (espacial ou mental); c) controle executivo;

2. Engajamento ativo no processo de aprender (o que inclui autoavaliação);

3. Retorno da aprendizagem (feedback e retornos positivos pelos quais o professor estimula o próprio ato de aprender);

4. Consolidação da aprendizagem: a) processos no sono; b) processos de automatização (do consciente ao inconsciente);

Confira!

A palestra original foi indisponibilizada pelo Collège de France, mas há uma versão resumo no youtube das conclusões das pesquisas de Dehaene para a educação das crianças:

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