Como tornar visível o aprendizado da criatividade com o uso da Inteligência Artificial? Conheça aqui a oficina realizada no dia 18 de outubro em comemoração ao Dia dos Professores.

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"Educação é sobretudo diálogo, é sobretudo como aprender a mudar o mundo e a sonhar novos possíveis." Paulo Freire

Na era do excesso de informação, a criatividade é um dos ativos raros e diferenciais em um mundo cada vez mais movido pela inovação e tecnologia. Em nossa recente oficina Como tornar visível o aprendizado da criatividade com o uso da Inteligência Artificial, promovida pela Ativa Educação, nos propusemos a explorar como a IA pode ser uma poderosa aliada para professores de todos os níveis. A oficina trouxe reflexões, conceituação, metodologias e práticas que transformaram o conceito de criatividade em algo tangível e mensurável para o aprendizado.

Citando Paulo Freire, a ideia central da oficina foi nos unirmos para experimentar juntos como podemos reconstruir o diálogo e sonhar novas possibilidades, que sejam inéditas, inovadoras e viáveis para o nosso mundo contemporâneo, que se mostra cada dia mais desafiador.

O desafio contemporâneo da criatividade

Na introdução, Julia fala sobre desafio contemporâneo de ensinar com significado, para uma compreensão profunda e com criatividade.

Ela deu início à oficina introduzindo o “desafio contemporâneo” que enfrentamos: “Como cultivar a criatividade em tempos de rápidas mudanças tecnológicas e da predominância da inteligência artificial?”, perguntou Julia. “A educação está no período crítico porque a sociedade está mudando acentuadamente e essas mudanças estão exigindo que a gente passe a avaliar aprendizagem de outro modo.”, destacou enquanto provocava toda a turma a refletir sobre estes desafios.

E, para lidar com estas mudanças, mais do que um conjunto de habilidades, a criatividade deve ser vista como uma prática que se beneficia tanto do potencial humano quanto das ferramentas tecnológicas. A partir dessa perspectiva, Julia guiou os participantes para entenderem que a criatividade, quando aliada à IA, pode romper fronteiras e possibilitar uma aprendizagem significativa, visível, relevante e inovadora.

Conceituação e experimentações: Rotinas de Pensamento e desafios de criatividade

Na primeira parte da oficina, Julia trouxe uma importante conceituação sobre o currículo representada pela pirâmide na imagem abaixo, que é apresentada pelo Centro de Redesenho de Currículo, coordenado por Charles Fadel, e o quanto é importante invertê-la. A pirâmide representa o quanto de tempo e esforço é dedicado para cada etapa no desenho do currículo; Na base da pirâmide, estão o aprendizado das informações e os dados, função muito facilmente realizada pela tecnologia desenvolvida para as Inteligências Artificiais; no meio, estão o entendimento e a compreensão, etapa pela qual as Inteligências Artificiais tem se desempenhado muito bem e no topo da pirâmide, a competência e a transferência, aspectos pelos quais as Inteligências Artificiais ainda não conseguem realizar de forma totalmente proveitosa, o que se torna uma característica muito humana e que, no desenho do currículo, deve ser melhor aproveitada.

Quando invertemos esta pirâmide, a competência e a transferência ganham o protagonismo no currículo, sendo reservado mais tempo e dedicado mais esforço para esta etapa. Com isto, os alunos terão mais tempo para criar, se utilizar da criatividade e transferir seus conhecimentos para pensar na resolução de problemas reais. Para informações e dados, é dedicado o mínimo de tempo possível e entender e compreender também seguem nesta mesma linha, porém tendo muito mais atenção do que na etapa anterior.

Com este redesenho, revelamos o triângulo da aprendizagem profunda e, utilizando os verbos da Taxonomia de Bloom, Identificar se encontra na base desta pirâmide invertida, onde a compreensão se dá de uma maneira mais básica; Analisar, Aplicar e Entender se encontram no meio desta pirâmide, onde a compreensão se dá de uma maneira mais profunda e Criar e Avaliar se encontram no topo desta pirâmide, onde ocorre a transferência dos conhecimentos para a vida, criando um contexto real e significativo de aprendizagem.

Após a conceituação, na segunda parte da oficina, Julia trouxe o conceito das Aprendizagens Visíveis e uma experimentação com Rotinas de Pensamento Visível utilizando imagens provocadoras geradas pela Inteligência Artificial.

Julia abordou conceitos e práticas para tornar o pensamento criativo visível, com foco nas Rotinas de Pensamento. Essas rotinas são estratégias que orientam os alunos a organizar e documentar suas ideias de forma sistemática e interativa, um ponto essencial quando o objetivo é desenvolver habilidades que se aprofundam ao longo do tempo.

Durante essa atividade, os educadores tiveram a oportunidade de explorar suas próprias potencialidades criativas, enquanto testavam formas de incorporar esses desafios em suas práticas pedagógicas. Esses momentos de experimentação destacaram como a IA pode servir como uma plataforma de apoio para a criatividade, oferecendo insights, novos ângulos e possibilidades que complementam a inteligência e intuição humana.

Avaliação formativa e metacognição

Para encerrar a oficina, Julia abordou o papel fundamental da avaliação formativa com foco em metacognição. A metacognição, que envolve a habilidade de refletir sobre os próprios processos de aprendizado e e ganhar ferramentas para autoregula-lo, foi apresentada como uma prática essencial para o desenvolvimento criativo. Utilizando comandos muito bem estruturados, Julia demonstrou como podemos gerar, com Inteligência Artificial, rubricas para a avaliação formativa, que auxiliam tanto professores quanto alunos a identificarem e analisarem suas trajetórias de aprendizado, promovendo a consciência de suas próprias estratégias criativas.

As rubricas foram apresentadas como ferramentas que orientam o desenvolvimento contínuo e consciente da criatividade, oferecendo critérios objetivos para avaliar o progresso, reconhecer pontos fortes e destacar áreas para aperfeiçoamento. Esse processo, além de enriquecer o aprendizado, também ajuda os alunos a visualizarem seu próprio crescimento, consolidando a criatividade como uma competência visível e aplicável a diferentes contextos.

Reflexões e impacto

A oficina foi um espaço de troca e aprendizado profundo, onde os participantes puderam não só entender melhor o papel da IA no desenvolvimento da criatividade, mas também experimentar práticas que facilitam essa jornada no ambiente educativo. Ao final, saímos com uma visão ampliada sobre como a tecnologia pode ser utilizada de maneira significativa para promover uma educação que valoriza a criatividade e o pensamento crítico.

Estamos ansiosos para ver como essas ideias se transformarão em práticas pedagógicas e como os educadores participantes continuarão a inovar e inspirar seus alunos!

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