Palestra sobre empreendorismo e educação financeira utilizando as Rotinas de Pensamento

Picture of biancasampaio

biancasampaio

Olá, leitores do Blog da @ativaedu! Eu sou a Bianca Sampaio, graduada em marketing e fotógrafa. No dia 20 de fevereiro de 2025, ministrei uma palestra pelo projeto Protagonize! de Laisa Felipe para os alunos do 1º, 2º e 3º ano dos cursos de Administração e Edificações do Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva (CIE MIÉCIMO DA SILVA), localizado em Campo Grande, Rio de Janeiro. A palestra teve como tema noções básicas de educação financeira e empreendedorismo, abordando a importância do planejamento e da gestão financeira para a independência e o empoderamento dos estudantes.

Planejei a atividade com os seguintes objetivos:

  • Introduzir conceitos básicos e fundamentais sobre educação financeira e empreendedorismo;

  • Ressaltar a importância do planejamento financeiro na vida pessoal e profissional;

  • Estimular o pensamento crítico dos estudantes a partir de diferentes perspectivas do empreendedorismo;

  • Relacionar os conceitos de empreendedorismo à educação financeira, demonstrando seu impacto na vida cotidiana.

Para estimular a reflexão e a participação ativa dos alunos, utilizei diferentes abordagens e dinâmicas interativas, estruturadas em torno das Rotinas de Pensamento:

  • Ver – Pensar – Perguntar + Zoom in

    • Os alunos foram apresentados a duas imagens contrastantes para estimular o pensamento crítico:

  • Imagem 1:
  • IMAGEM 1: Um entregador de aplicativos sentado no chão, com o celular na mão e ao lado de sua bolsa de entregas, na intenção de ilustrar o empreendedorismo por necessidade;
  • Imagem 2:
  • IMAGEM 2: Jovens sendo premiados pela construção de seus empreendimentos em um programa de incentivo à criação de empreendimentos, na intenção de representar o empreendedorismo por oportunidade.

A partir dessas imagens, com a Rotina de Pensamento Zoom in, revelamos uma parte por vez e os estudantes foram convidados a inferir sobre o que estavam vendo no recorte apresentado. Neste momento da atividade, os estudantes foram também  convidados a refletir sobre as diferentes formas de empreender, questionando-se sobre desafios, possibilidades e impactos sociais, estimulando a interpretação e análise crítica.

Após a primeira atividade, apresentei os conceitos sobre empreendedorismo e educação financeira. No decorrer da palestra, ao apresentar os conceitos, procurei utilizar perguntas essenciais como “O que você pensa sobre isto?”, dentre outras para estimular a participação. Os resultados da primeira atividade foram percebidos de imediato. Ao introduzir os temas com as Rotina de Pensamento Ver – Pensar – Perguntar + Zoom in, quando apresentei os conceitos teóricos, os alunos fizeram uma rápida associação e, ao fazer perguntas chave, a participação foi muito mais ativa com os estudantes trazendo suas conclusões a partir do que haviam visto nas imagens anteriores e entendido sobres os conceitos.

Alguns exemplos abaixo:

Muitos alunos participaram deste momento da palestra. Alguns alunos registraram, mas a maioria participou contribuindo de forma oral com mediação minha.

Antes pensava que… Agora penso que…

Ao final da palestra, convidei os estudantes a compartilharem suas percepções iniciais sobre empreendedorismo e educação financeira e como suas ideias evoluíram após as discussões e atividades propostas.

Abaixo algumas das respostas mais marcantes:

As percepções compartilhadas nas imagens acima já dizem por si só o quanto a palestra for importante para a ampliação do pensamento, mas foi extremamente notável que houve uma mudança de percepção em relação aos temas. Declarações como “Antes eu realmente achava chato, mas com a palestra, achei mais interessante e queria me aprofundar mais no assunto.” (colhemos declarações anônimas para que eles se sentissem à vontade para deixar sua opinião.) mostraram para nós que os objetivos iniciais foram alcançados e que despertamos, não só o interesse nos alunos em estudar mais sobre os temas, mas o interesse em estudar num geral quando lemos a declaração “Antes eu pensava que estudar era chato, agora penso que estudar seja uma ótima oportunidade para mim.”. Além disso, os alunos trouxeram questões sociais quando inferiram que o homem sentado era um morador de rua e, após ser revelado que se tratava de um entregador, discutimos sobre o que nos fez achar que ele era uma pessoa em situação de vulnerabilidade.

Conclusão e impacto 

A palestra proporcionou um ambiente dinâmico e reflexivo, levando os estudantes a compreenderem a relevância da educação financeira para suas vidas e como o empreendedorismo pode ser uma alternativa para o crescimento profissional e pessoal. O uso das Rotinas de Pensamento permitiu que os alunos participassem ativamente do processo de aprendizagem, tornando a experiência mais significativa.

Os feedbacks foram positivos, evidenciando que a abordagem interativa e contextualizada contribuiu para ampliar o entendimento dos alunos sobre a educação financeira e empreendedorismo.

O que foi mais significativo nessa experiência?  O que seus alunos aprenderam?  O que você aprendeu?

Para mim, a parte mais significativa foi compartilhar não só sobre os temas, mas também um pouco sobre a minha trajetória para realizar os meus sonhos. Pude mostrar na prática, através da minha vivência, como a preocupação com os meus estudos, o empreendedorismo,e educação financeira foram importantes para a busca da minha independência financeira. Outro momento significativo foi ouvi-los falar sobre seus sonhos e notar que os estudantes perceberam que, talvez, aqueles temas que estavam sendo apresentados na palestra poderiam ajudá-los a realizar estes sonhos.

Já havia realizado outras aulas e palestras antes, mas, ao utilizar as Rotinas de Pensamento, a notei uma participação muito mais ativa. Os alunos conseguiram perceber a importância do que estava sendo apresentado por conta própria. De fato, o uso das Rotinas aumentou o interesse e o engajamento. Pretendo aprender mais sobre as Metodologias Ativas e utilizá-las sempre que possível.

Gostaria de acrescentar/destacar algo em seu relato?

Gostaria de destacar o quão fácil foi utilizar as Rotinas de Pensamento que foram mencionadas acima. Eu não sou professora, sou profissional de marketing e sempre sou chamada para compartilhar conhecimento, principalmente com crianças e adolescentes. Prender a atenção deste público tem se tornado cada vez mais desafiador. Eu sempre procurei deixar minhas aulas e palestras o mais dinâmicas e interativas possível, mas com as Rotinas, senti que tudo ocorreu de forma mais fluida e que a curiosidade e o interesse, principalmente pela leitura do recorte das imagens, foram genuínas. 

@biasampaiomkt 

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *