Live: “O Pensamento Visível na Educação”

Picture of Malu Brandão

Malu Brandão

No dia 17 de abril de 2025, a fundadora da Ativa Educação, Julia Andrade, conduziu uma inspiradora conversa com Fabíola Placido e Tathyana Gouvêa sobre as Rotinas de Pensamento Visível e o Projeto Zero. O encontro foi marcado por um valioso intercâmbio de experiências e pesquisas em torno da inovação educacional e da visibilidade do pensamento na aprendizagem.

Fabíola Placido, mestre em Educação pela FEUSP, atua há mais de 20 anos em escolas regulares e bilíngues. É pesquisadora das Rotinas de Pensamento Visível do Projeto Zero, da Universidade de Harvard, tema central de sua dissertação de mestrado. Já Tathyana Gouvêa, doutora em Inovação Educacional e pós-doutora em Formação de Professores na Era da Inteligência Artificial pela USP, é professora e consultora em gestão e inovação educacional.

Durante a live, Fabíola compartilhou os principais achados de sua pesquisa, abordando a trajetória do Projeto Zero, os fundamentos teóricos das rotinas de pensamento visível e conexões com princípios da Neurociência. As reflexões foram enriquecidas pelas contribuições de Tathyana, que integrou a banca examinadora da pesquisa e trouxe uma perspectiva atualizada sobre os desafios e possibilidades da formação docente em tempos de IA.

Uma questão importante debatida foi destacada por Tathyana: o fato de que a centralidade nas formas de pensamento — e não nos conteúdos — permite que as Rotinas de Pensamento Visível do Projeto Zero sejam aplicáveis tanto em escolas com perfil mais tradicional, apoiadas em materiais didáticos estruturados, quanto em escolas mais inovadoras, que operam com gestão de projetos e materiais investigativos autorais.

Julia Andrade também compartilhou sua experiência à frente da formação de professores da Ativa Educação, desenvolvida ao longo dos últimos seis anos. Segundo ela, um aspecto central do Projeto Zero é justamente o incentivo ao ensino por investigação e à aprendizagem por descoberta — uma abordagem contemporânea que pode fortalecer todas as formas de escola, independentemente de sua metodologia predominante.

A íntegra do debate está disponível no canal do YouTube da Ativa Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *