Currículo

Currículo é a resposta teórico-prática de perguntas simples de fazer mas complexas de responder sobre o conteúdo e as estratégias de ensino e de avaliação do que é aprendido e ensinado. Nossa fundamentação é o Caderno de currículo na educação integral, pesquisa do Centro de Refrëncias em Educação Integral (Andrade, Costa, Wefford, 2019):

“Na forma clássica de apresentação curricular, com definição de objetivos, conteúdos, propostas metodológicas, tempos e espaços previstos para o ensino e a avaliação, independentemente da terminologia adotada, é preciso explicitar todos os elementos construtivos.

Por que são as aprendizagens pretendidas;

O que é o necessário para garantir as aprendizagens, como temas, conceitos, procedimentos, valores, atitudes, normas de conduta e tudo o mais que contribuir nesse sentido;

Como diz respeito a abordagens que favorecem a conquista das aprendizagens pretendidas do ponto de vista do modelo curricular, da organização em modalidades didáticas e do tratamento metodológico específico;

Quando é o tempo de experiência e o período compatível com a abordagem do que é o objetivo de aprendizagem dos alunos;

Onde é o arranjo espacial, equipamentos e infraestruturas necessários para suportar e favorecer as aprendizagens quando refletidos e tomados como objeto de estudo, investigação e construção do conhecimento.”

Quer conhecer nossa proposta de currículo? Clique no botão abaixo e entre em contato com nossa equipe.

Currículo e educação integral na prática: uma referência para estados e municípios. – WEFFORT, Helena Freire ; ANDRADE, Julia Pinheiro; da COSTA, Natacha Gonçalves – 1. Ed. – São Paulo: Associação Cidade Escola Aprendiz, 2019, p.66.