Planejamento Reverso

Planejamento reverso é um conceito desenvolvido por Grant Wiggins e Jay McTigue para a Associação para o Desenvolvimento de Supervisão de Currículos dos EUA (ASCD) e promove a intencionalidade pedagógica dos professores com o objetivo de assegurar a compreensão dos estudantes sobre qualquer tema de ensino. 

A razão do nome se dá pelo estabelecimento de três estágios, que vão dos objetivos do estudo até o desenho do plano de ensino e de aprendizagem, começando as atividades pelo resultado final. 

Primeiro, definimos objetivos de longo prazo, compreensões e perguntas essenciais que o estudo precisa assegurar ao final de uma experiência de investigação. Em seguida, desenhamos a estratégia de avaliação por meio do apanhado de ações e instrumentos com os quais é possível monitorar o direcionamento da iniciativa.

Por fim, planejamos as atividades didáticas em um plano de ensino e aprendizagem coerente aos estágios propostos anteriormente.

 

Quer saber mais sobre planejamento reverso? Clique no botão abaixo e entre em contato com nossa equipe.