Qual o papel das metodologias ativas na inovação educativa?

No 4o seminário de inovação educativa da folha de São Paulo realizada no dia 13 de novembro de 2019, participamos de uma mesa de debate sobre o papel das metodologias ativas na inovação juntamente com o Marcelo Veras (IBFP) e com Débora Sebrian (Educadigital). fizemos um diagnóstico de que a inovação é necessário no mundo altamente mediado pela tecnologia e com jovens nativos digitais. Discutimos o papel de metodologias que favorecem a colaboração e a comunicação, como design thinking, E o lugar específico de metodologias como aula expositiva dialogada da para ensino de teorias e procedimentos argumentativo os. Discutimos como esta proposta já tem 2500 anos, tendo surgido com a Maiêutica de Sócrates, reportada por Platão.

apresentamos algumas evidências das pesquisas do Centro de Referências em Educação Integral que vem desenvolvendo inovação pedagógica como política pública de desenvolvimento de currículo. Discutimos o papel de inovar em rede Envolvendo o máximo de professores possível para criar uma cultura de colaboração docente nas escolas. Assim, mais do que professores agindo isolados ou a adoção na escola de slogans pedagógicos do momento, a inovação para construção de práticas pedagógicas integradoras e consistentes deve atender aos seguintes princípios:

  1. Experimentação investigação ativas (estudantes verdadeiramente engajados no estudo)
  1. Articulação entre teoria e prática, vinculando os conteúdos de ensino ao uso e transferência para a vida.
  2. Estratégias que favoreçam a personalização e respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem.
  3. Estratégias de colaboração em grupos (ensinar como trabalhar bem em grupo é tão importante quanto ensinar matemática e língua portuguesa).
  4. Avaliação formativa (com critérios avaliativos compartilhados desde o início do estudo com os estudantes).

O jornal FSP fez uma nota no mesmo dia reportando os principais relances da mesa de debates e depois uma matéria no especial publicado no domingo 17/11/2019. Vale a pena conferir o conteúdo do especial, trazendo também estudos de caso de escolas inovadoras, escuta de jovens e a resenha de duas outras mesas muito boas que também aconteceram no seminário: neurociência e educação e fundamentos da inovação pedagógica. No link abaixo pode-se assistir a todas as mesas e apresentações na íntegra.

4o Seminário de inovação educativa da Folha de São Paulo