Rotinas de pensamento em situações-problema

Quadro interativo do Jamboard, com destaque para a pergunta "O que você vê?", que está colocada logo acima de um trecho de uma reportagem retirada do Jornal Joca; abaixo e ao redor destes, estão dispostos quadros coloridos em rosa, alaranjado, amarelo, azul e verde, com respostas dos alunos: "Eu vejo animais; Eu vejo três espécies que correm risco de extinção em seu habitat e um texto com o título 'Brasil ganha centro para conservação ameaçadas de extinção'; Eu vejo espécies de animais em risco de extinção; a foto dos animais em extinção e a notícia sobre os animais em extinção; Eu vejo alguns animais ameaçados e extinção; eu vejo animais que estão em extinção e alguns textos; eu vejo 3 espécies de animais em extinção; eu vejo animais em extinção; eu vejo alguns animais ameaçados em enstinção e também um texto falando sobre eles; eu vejo uma notícia de animais ameaçados de extinção como a arara azul e a onça pintada, em selvas, árvores e pantanos."; em atividade de Aprendizagem Visível para trabalhar situações-problema na área da matemática.

Agregar as rotinas de pensamento às aulas me ajuda a proporcionar momentos em que estudantes se tornam verdadeiramente protagonistas na construção do próprio aprendizado. Exatamente por isso, decidi compartilhar mais uma das práticas que desenvolvi em sala de aula. Desta vez, utilizei o Jornal Joca como recurso para trabalhar situações-problema na área da matemática.

O principal objetivo da atividade foi sensibilizar os estudantes para o assunto apresentado na reportagem “Brasil ganha centro de conservação de espécies ameaçadas de extinção”. Eles foram provocados para a resolução de situação-problema a partir de uma tabela que mostra o número de animais ameaçados de extinção.

Inicialmente, a atividade foi inserida no Jamboard, ferramenta Google de acesso rápido, que funciona como um quadro branco na nuvem. Ou seja, pode-se compartilhar o arquivo criado com qualquer pessoa – que, por sua vez, pode acessá-lo a qualquer momento. 

Falando um pouco mais sobre o Jamboard, trata-se de uma ferramenta que possibilita o trabalho em grupo ou individual, de forma bastante interessante. Ela pode agregar muito no processo de ensino e aprendizagem.

Aplicação das rotinas de pensamento no jornal Joca

Os estudantes da turma foram convidados a participar, coletivamente, do mesmo link. No primeiro slide, foram inseridas imagens e um trecho da notícia, retirada do Joca, edição 167. Assim, eles puderam observar o objeto da atividade.

No segundo slide, os estudantes foram convidados a postar comentários a partir das evidências que viam na imagem apresentada.

Quadro interativo do Jamboard, com destaque para a pergunta "O que você vê?", que está colocada logo acima de um trecho de uma reportagem retirada do Jornal Joca; abaixo e ao redor destes, estão dispostos quadros coloridos em rosa, alaranjado, amarelo, azul e verde, com respostas dos alunos: "Eu vejo animais; Eu vejo três espécies que correm risco de extinção em seu habitat e um texto com o título 'Brasil ganha centro para conservação ameaçadas de extinção'; Eu vejo espécies de animais em risco de extinção; a foto dos animais em extinção e a notícia sobre os animais em extinção; Eu vejo alguns animais ameaçados e extinção; eu vejo animais que estão em extinção e alguns textos; eu vejo 3 espécies de animais em extinção; eu vejo animais em extinção; eu vejo alguns animais ameaçados em enstinção e também um texto falando sobre eles; eu vejo uma notícia de animais ameaçados de extinção como a arara azul e a onça pintada, em selvas, árvores e pantanos."; em atividade de Aprendizagem Visível para trabalhar situações-problema na área da matemática.

Em seguida, no terceiro slide, foram chamados a escrever sobre o que pensavam em relação ao que viam e, por fim, o que perguntavam sobre aquilo que viam e pensavam.

Quadro interativo do Jamboard, com destaque para as perguntas "O que você pensa? e O que você pergunta?", que está colocada logo acima de um trecho de uma reportagem retirada do Jornal Joca; abaixo e ao redor destes, estão dispostos quadros coloridos em rosa, alaranjado, amarelo, azul e verde, com respostas dos alunos: "Eu perguntaria se eles são animais de extinção, e eu penso que são animais que porque as pessoas queimam as florestas; eu penso nos animais que eles estão morrendo com a poluição; Eu penso qual é a razão deles fazerem essa queimadas. Eu pergunto tem um jeito de eles pararem com essas queimadas.; Eu penso que eles estão sendo caçados para fazer tapetes, roupas e por isso, podem acabar um dia. Eu pergunto porque as pessoas caçam esses se podem usar somente o pelo das ovelhas, sem mata-las.; Eu penso como as pessoas gostam de fazer isso com os animais. E eu pergunto porque as pessoas fazem essa maldade com eles.; Eu penso assim: 'Coitados dos animais'. E eu me pergunto: 'porque as pessoas fazem isso com os animais'.; Primeiro, se eu vejo animais em extinção eu fico pensando como o ser humano tem coragm de fazer isso com os animais e a natureza, e depois o que eu me pergunto é será que tem algum jeito de melhorar isso?; e eu penso em perguntar sobre esses animais por exemplo porque esses animais estão em extinção.; eu pergunto porque as pessoas fazem isso; 1)Eu penso que esses animais sofrem muito por que estao ameaçados de extinção. 2)Por que eles tenque matar esses animais.; Eu penso em porque as pessoas queimam as florestas matando esses animais e como podemos conscientizar as pessoas a não fazerem isso.; eu pendo que a mais animais em extinção; eu sinto dó dos animais em estinsão; eu me pergunto porque as pessoas fazem isso"; em atividade de Aprendizagem Visível para trabalhar situações-problema na área da matemática.

Após a socialização dos registros citados anteriormente, a turma foi instigada a realizar a leitura da reportagem na íntegra. Quando comentaram que, antes da leitura, já sabiam o que o texto abordaria, ficou claro que o trabalho envolvendo rotinas de pensamento é muito valioso.

Estamos falando de uma maneira simples e potente de fazer cada estudante pensar sobre seu próprio aprendizado. Para além dessa perspectiva, a técnica oferece elementos pedagógicos que podem auxiliá-los a desenvolver sua forma de pensar.

[foto]

Resultado da atividade em sala de aula

Por meio de rotinas de pensamento, os alunos foram instigados a relatar o que viam, pensavam e perguntavam em relação ao conteúdo da reportagem apresentada. 

Com isso, conseguimos um olhar mais atento e investigativo por parte dos estudantes, que foram em busca da leitura da matéria na íntegra. Nos slides seguintes, partindo da notícia, foram propostas situações-problema. Esse material os incentivou a refletir sobre as situações apresentadas com base nos dados matemáticos informados pela reportagem.

Além do ganho matemático, as rotinas de pensamento também foram úteis para que os alunos trabalhassem habilidades como raciocínio, interpretação e socialização, entre muitas outras. O maior ganho foi mostrar a eles que a matemática não é uma disciplina meramente numérica, mas que faz parte de diversos contextos da vida. 

Para saber mais sobre rotinas de pensamento/aprendizagens visíveis…

Além do nosso site, você também pode utilizar como referência o livro de John Hattie intitulado Aprendizagem Visível para Professores: Como Maximizar o Impacto da Aprendizagem. A obra 10 Princípios para a Aprendizagem Visível: Educar para o Sucesso, do mesmo autor, também merece destaque em nossas referências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *