Agregar as rotinas de pensamento às aulas me ajuda a proporcionar momentos em que estudantes se tornam verdadeiramente protagonistas na construção do próprio aprendizado. Exatamente por isso, decidi compartilhar mais uma das práticas que desenvolvi em sala de aula. Desta vez, utilizei o Jornal Joca como recurso para trabalhar situações-problema na área da matemática.
O principal objetivo da atividade foi sensibilizar os estudantes para o assunto apresentado na reportagem “Brasil ganha centro de conservação de espécies ameaçadas de extinção”. Eles foram provocados para a resolução de situação-problema a partir de uma tabela que mostra o número de animais ameaçados de extinção.
Inicialmente, a atividade foi inserida no Jamboard, ferramenta Google de acesso rápido, que funciona como um quadro branco na nuvem. Ou seja, pode-se compartilhar o arquivo criado com qualquer pessoa – que, por sua vez, pode acessá-lo a qualquer momento.
Falando um pouco mais sobre o Jamboard, trata-se de uma ferramenta que possibilita o trabalho em grupo ou individual, de forma bastante interessante. Ela pode agregar muito no processo de ensino e aprendizagem.
Aplicação das rotinas de pensamento no jornal Joca
Os estudantes da turma foram convidados a participar, coletivamente, do mesmo link. No primeiro slide, foram inseridas imagens e um trecho da notícia, retirada do Joca, edição 167. Assim, eles puderam observar o objeto da atividade.
No segundo slide, os estudantes foram convidados a postar comentários a partir das evidências que viam na imagem apresentada.
Em seguida, no terceiro slide, foram chamados a escrever sobre o que pensavam em relação ao que viam e, por fim, o que perguntavam sobre aquilo que viam e pensavam.
Após a socialização dos registros citados anteriormente, a turma foi instigada a realizar a leitura da reportagem na íntegra. Quando comentaram que, antes da leitura, já sabiam o que o texto abordaria, ficou claro que o trabalho envolvendo rotinas de pensamento é muito valioso.
Estamos falando de uma maneira simples e potente de fazer cada estudante pensar sobre seu próprio aprendizado. Para além dessa perspectiva, a técnica oferece elementos pedagógicos que podem auxiliá-los a desenvolver sua forma de pensar.
[foto]
Resultado da atividade em sala de aula
Por meio de rotinas de pensamento, os alunos foram instigados a relatar o que viam, pensavam e perguntavam em relação ao conteúdo da reportagem apresentada.
Com isso, conseguimos um olhar mais atento e investigativo por parte dos estudantes, que foram em busca da leitura da matéria na íntegra. Nos slides seguintes, partindo da notícia, foram propostas situações-problema. Esse material os incentivou a refletir sobre as situações apresentadas com base nos dados matemáticos informados pela reportagem.
Além do ganho matemático, as rotinas de pensamento também foram úteis para que os alunos trabalhassem habilidades como raciocínio, interpretação e socialização, entre muitas outras. O maior ganho foi mostrar a eles que a matemática não é uma disciplina meramente numérica, mas que faz parte de diversos contextos da vida.
Para saber mais sobre rotinas de pensamento/aprendizagens visíveis…
Além do nosso site, você também pode utilizar como referência o livro de John Hattie intitulado Aprendizagem Visível para Professores: Como Maximizar o Impacto da Aprendizagem. A obra 10 Princípios para a Aprendizagem Visível: Educar para o Sucesso, do mesmo autor, também merece destaque em nossas referências.