Dia 03 de agosto Julia Andrade convida Paula Castro a contar como conheceu a proposta das Rotinas de Pensamento Visível para sala de aula e como começou a colocá-las em prática com seus alunos de primeiro ano. Paula produziu uma farta documentação de suas aulas e como o uso das ferramentas de aprendizagem visível ampliaram a aprendizagem e o engajamento dos alunos com a língua portuguesa. Confira AQUI o post que ela escreveu para a Comunidade de Aprendizagens Visíveis.
Venha conferir nessa 4a!
O temas que vamos conversar é:
- Como começar a usar rotinas de pensamento visível em sala de aula?
- Que evidências podemos colher nessa prática?
- Como as Rotinas de Pensamento ajudam a criar engajamento entre os alunos?
- Como essa prática ajuda na avaliação das aprendizagens?
Paula Castro é professora alfabetizadora em língua portuguesa. Pedagoga e especialista em alfabetização e letramento, implementação das didáticas da BNCC no ensino fundamental e em fase de conclusão do curso de pós graduação em neurociências aplicadas à aprendizagem. Interessada e estudiosa das práticas de aprendizagens visíveis para uma educação centrada no aluno.
Julia Andrade é fundadora da Ativa Educação, atua com formação continuada de professores há 20 anos, em redes e escolas públicas e privadas. É formada em Geografia pela USP, com mestrado em Educação pela FEUSP, certificada pelo curso Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom (2018) e Visible Thinking (2020) pelo ProjectZero da Harvard Graduate School e pioneira na prática de aprendizagens visíveis no Brasil.
Uma resposta
“Julia e Paula, assisti ontem a LIVE “Pensamento Visível em Sala de Aula: como começar essa experiência?” e gostaria de agradecer e parabenizar pela qualidade do conteúdo, prático e teórico, exposto.
Gostaria de destacar um ponto: a ideia do compartilhamento como fator fundamental para o trabalho do professor, neste sentido, parabenizo a Ativa por criar uma comunidade e um espaço para a troca de experiências entre os professores, isso enriquece tanto aquele que sistematiza uma prática de aula, pois, ao sistematizá-la, apura seu olhar sobre o processo vivido; quanto aos que podem ler o material, pois eles podem enriquecer suas práticas a partir da experiência e relato do outro. Precisamos muito, como professores, destes espaços de troca, eles são fundamentais!
Parabéns
Prof. Luciano Santos”