Dia 10 de agosto eu convido os incríveis professores Rodrigo Ferreira e Jaqueline Fiorelli a contar como tiveram a ideia de utilizar as Rotinas de Pensamento Visível não apenas para ensinar literatura em sala de aula, mas para fazer estudantes ultra-conectados do século XXI pensar e se envolver com a literatura de Machado de Assis, nosso grande e clássico escritor do século XIX. As questões que vão guiar nossa conversa serão:
- Como abordar a literatura para gerar engajamento do pensamento e das emoções?
- Como planejar o ensino da literatura como um ensino para a compreensão profunda de seus temas e formas e, assim, invalidar a prática de consumo das decorebas de manuais de literatura ou de vestibular?
- Como as rotinas de pensamento que ajudam a tornar visíveis os dilemas presentes no texto literário ajudam a gerar engajamento, criticidade e aprofundamento da aprendizagem?
- Como essas estratégias apoiam a documentação da aprendizagem e a avaliação?
Tudo isso e muito mais na nossa no canal de youtube da @ativaedu!
Conheça mais os participantes:
Rodrigo Ferreira de Lima é formado em Letras (FFLCH-USP) e mestre em Literatura e Cultura Russa (FFLCH-USP). Atualmente leciona para o Ensino Fundamental II na rede privada.
Jaqueline Fiorelli é formada em Letras (FFLCH-USP), mestre em Língua Portuguesa (PUC-SP) e doutora em Filologia e Língua Portuguesa (FFLCH-USP). Leciona e coordena a área de LP numa escola da rede privada.
Julia Andrade é fundadora da Ativa educação, consultora pedagógica em redes e escolas, pioneira na prática de aprendizagens visíveis no Brasil.