Machado de Assis visível em sala de aula: como usar Rotinas Pensamento para estudar clássicos da literatura

 

Dia 10 de agosto eu convido os incríveis professores Rodrigo Ferreira e Jaqueline Fiorelli  a contar como tiveram a ideia de utilizar as Rotinas de Pensamento Visível não apenas para ensinar literatura em sala de aula, mas para fazer estudantes ultra-conectados do século XXI pensar e se envolver com a literatura de Machado de Assis, nosso grande e clássico escritor do século XIX. As questões que vão guiar nossa conversa serão:

  • Como abordar a literatura para gerar engajamento do pensamento e das emoções?
  • Como planejar o ensino da literatura como um ensino para a compreensão profunda de seus temas e formas e, assim, invalidar a prática de consumo das decorebas de manuais de literatura ou de vestibular? 
  • Como as rotinas de pensamento que ajudam a tornar visíveis os dilemas presentes no texto literário ajudam a gerar engajamento, criticidade e aprofundamento da aprendizagem? 
  • Como essas estratégias apoiam a documentação da aprendizagem e a avaliação? 

Tudo isso e muito mais na nossa no canal de youtube da @ativaedu

Conheça mais os participantes:

Rodrigo Ferreira de Lima é formado em Letras (FFLCH-USP) e mestre em Literatura e Cultura Russa (FFLCH-USP). Atualmente leciona para o Ensino Fundamental II na rede privada.

Jaqueline Fiorelli é formada em Letras (FFLCH-USP), mestre em Língua Portuguesa (PUC-SP) e doutora em Filologia e Língua Portuguesa (FFLCH-USP). Leciona e coordena a área de LP numa escola da rede privada. 

Julia Andrade é fundadora da Ativa educação, consultora pedagógica em redes e escolas, pioneira na prática de aprendizagens visíveis no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter e receba dicas para
professores no seu e-mail, gratuitamente