Guia de Avaliação Formativa

Guia de Avaliação Formativa

Avaliação é tema valioso e está sempre no cerne dos debates no ambiente educacional. As avaliações são imprescindíveis para a garantia da aprendizagem dos estudantes. Permitem tanto mensurar o que foi, de fato, aprendido, como fornecem insumos para o próprio processo de aprendizagem.  

Para orientar professores e gestores dentro deste tema,  Julia P. Andrade, fundadora da Ativa Educação, colaborou escrevendo dois capítulos para O Guia da Ação Avaliativa, que foi elaborado pelo Centro de Avaliação e Políticas Públicas Educacionais (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria com a Fundação Lemann. O material foi pensado  para apoiar professores com orientações para a elaboração e aplicação de instrumentos de avaliação alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase nas avaliações formativas. Estas são as avaliações que acontecem durante a aprendizagem, e permitem aos professores acompanhar o progresso de cada estudante, apresentando devolutivas que os ajudem a alcançar as aprendizagens esperadas. Para garantir que isso ocorra, o guia apresenta cinco modelos de avaliações formativas que podem ser utilizados em sala de aula, são eles:

  • Atividades de múltipla escolha;
  • Atividades de resposta construída;
  • Rubricas com foco no socioemocional;
  • Observação e registro em sala de aula e
  • Portfólio.

Segundo Julia, autora dos capítulos “Observação e registro em sala de aula” e “ Portfólio”, o portfólio é um instrumento que organiza, de modo bastante visual, diferentes exemplos de trabalhos realizados. A partir de um conjunto de produtos desenvolvidos, busca-se organizar amostras de um percurso formativo que jogue luz sobre a progressão das capacidades desenvolvidas por alguém ou um grupo de pessoas. Já a prática de observação e registro, realizada de forma sistemática em sala de aula, tem por objetivo coletar evidências que indiquem o andamento do percurso escolar do estudante. Ambas formas de avaliação, permitem que  estudantes sejam avaliados em seu percurso de aprendizagem e não somente um uma parte dele.

 

Para conhecer o material completo Acesse o Guia da Ação Avaliativa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter e receba dicas para
professores no seu e-mail, gratuitamente