Aprendizagens Visíveis: já pensou nessa ideia?

Captura de tela 03-05-2022 13.57.50-8564a5fc

Hoje se fala muito em metodologias ativas como estratégia para colocar a aprendizagem no centro do processo de planejamento e gestão de sala de aula. Mas você já pensou toda a sua perspectiva de ensino a partir da possibilidade de sempre tornar as aprendizagem visíveis? Essa é uma abordagem inovadora que permite alinhar currículo (o que ensinar), metodologia de ensino (como ensinar), e avaliação formativa (como ter evidências de que o que e como ensinar resultaram em aprendizagem, efetiva para cada aluno). 

Estamos agora abrindo esse espaço para falar sobre isso e trazer referências, explicações, podcasts e muito mais pra você! 

Eu sou Julia Pinheiro Andrade, fundadora da Ativa Educação, consultora pedagógica e professora de cursos de extensão no Instituto Singularidades e no Instituto Vera Cruz. Sou graduada e licenciada em Geografia pela USP, com mestrado também pela USP, e certificada pelo Project Zero (Faculdade de Educação de Harvard) em Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom (2018) e Making Thinking Visible (2020). Atuo com formação continuada de professores desde 2001 em  redes e escolas públicas e privadas e sou autora de diversos livros, sendo o mais recente a co-autoria do livro Metodologias ativas para uma educação inovadora (BACICH, MORAN, 2018) e a plataforma Currículo na Educação Integral com livros sobre avaliação, currículo e formação de professores, (Centro de Referências em Educação Integral/British Council, 2019, 2020).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter e receba dicas para
professores no seu e-mail, gratuitamente