Esta atividade foi planejada e aplicada nas turmas de 5º ano, levando em consideração os objetivos curriculares propostos para a série e, ao mesmo tempo, a riqueza criativa e aberta com que a matemática pode ser ensinada.
A ideia era instigar os alunos a formularem perguntas sobre estimativas com frações usando imagens aéreas e de coleções.
Separei sete imagens retiradas do livro Mentalidades Matemáticas na sala de aula Vol.2 (páginas 55 a 64), com impressões coloridas, de forma que pudessem ser distribuídas aos estudantes. Iniciei a atividade aplicando a rotina de pensamento vejo-penso-pergunto ao apresentar o título da atividade e uma das imagens. O objetivo era inseri-los na atividade, instigando-os à investigação, de forma a proporcionar uma exploração individual da ideia.
Propus, então, que colassem tudo no quadro do Jamboard para socializar a atividade coletivamente.
Raciocínios matemáticos para rotinas de pensamento
Partindo dessa rotina de pensamento, de modo a engajá-los ainda mais na atividade, realizei questionamentos iniciais com base na imagem apresentada. Algumas delas foram:
“Que perguntas interessantes, com frações, poderíamos realizar a partir dessa imagem de objetos de escritório?”
“Que estratégias poderíamos utilizar?”
“Que ideias envolvendo frações surgem na cabeça de vocês?”
Em seguida, organizei os estudantes em trios e distribuí as sete imagens propostas no livro, coloridas, para cada um dos alunos. Solicitei que utilizassem as imagens como quisessem na investigação e os avisei que poderiam realizar anotações no caderno para posterior registro acerca das estratégias e resoluções encontradas.
Também avisei que seriam convidados a expor o raciocínio para os demais, caso quisessem.
Aqui, vale um parêntese: devido à pandemia, deixei uma mesa no centro e as demais em volta, formando um triângulo e, mantendo o distanciamento de 1m, para que pudessem debater ideias, resoluções, pensamentos, estratégias etc.
Finalmente, apresentei o desafio:
Que questão sobre estimativas de frações pode-se formular a partir das imagens?
Durante a realização da atividade, circulei pela sala e observei como trabalhavam na manipulação das imagens entregues e como iam realizando os registros. Em determinados momentos, parava para ouvir as explicações orais, referentes às explorações e estratégias que estavam testando e analisando, bem como as ideias utilizadas acerca das investigações que surgiam a partir das perguntas propostas.
É incrível ouvir os alunos explicando os raciocínios!
Encantador, juro! #AmoMinhaProfissão!
A etapa reservada à partilha entre os estudantes foi enriquecedora para todos. Eles mostravam e comentavam como as perguntas criadas se relacionavam com as imagens investigadas.
Além disso, se empolgavam a cada socialização das diferentes estratégias encontradas pelos grupos, discutindo sobre generalizações e equivalências entre elas.
Após todas as socializações, foram convidados a realizar um registro, individual, no caderno. Precisamos lembrar que, a escrita/comunicação em matemática é extremamente importante, já que promove ao estudante a possibilidade de organizar, explorar e esclarecer seus pensamentos.
Dessa forma, quanto mais os alunos têm oportunidade de refletir sobre um determinado assunto, falando, escrevendo ou representando, mais eles compreendem o mesmo.
Ahhhh…! É de grande importância o feedback individual, ao final do processo, partindo do registro do aluno referente às suas estratégias para pensar no desafio proposto.
Tenho lido muito sobre as Mentalidades Matemáticas desde o início de 2021 e aplicado muitas sugestões, tanto do site quanto do livro, em sala de aula. A cada dia me empolgo mais e mais com esta matemática, ensinada de forma aberta e criativa. Meus alunos se encantam! Até os que começam o ano sem gostar da matemática terminam amando essa matéria.
Portanto, um novo desafio sempre me encanta e empolga. Sempre me surpreendo ao ver os resultados.
Até a próxima!
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