Aulas Remotas e as Rotinas de Pensamento: “Bússola” e “Imagine se…”

Imagem com fundo verde, com escrito em cinza do lado esquerdo "Rotinas de Pensamento & Aprendizagem Visível", ao lado, está o desenho de uma bússola, ao lado, uma estrada que se conecta à cabeça da criança que está desenhada no canto, à direita, com o topo da cabeça invísvel, como se estivesse aberta, e da qual sai uma lâmpada.

Spoiler: As fotos das atividades contemplam todos os erros das crianças e suas elaborações imperfeitas.

Desta vez vou relatar uma experiência de rotinas de pensamento que me empolgou muito, pois gerou um engajamento grande durante o período de aulas remotas no ano passado.

Mais uma vez, o trabalho com o Jornal Joca casou bem com as rotinas de pensamento. A foto que ilustrava a reportagem daria uma boa discussão e o assunto é atual em qualquer momento. 

Com o título “Um serviço essencial”, a reportagem trazia elementos para  discussão sobre os catadores de resíduos recicláveis. Utilizando o Google Jamboard, fiz uma montagem com a foto e pedi aos alunos do 4° ano do EFI que respondessem a uma pergunta: 

Qual é a profissão do homem que aparece na foto? 

Nesse momento, minha intenção foi desconstruir o pensamento sobre estereótipos que trazemos sobre uma imagem de um homem de pele e cabelo branco. As respostas que recebi foram as que eu já esperava – o que gerou uma boa discussão:

Foto da primeira página da atividade.

Imagem que reúne, na esquerda e acima, uma foto de quatro pessoas com um cachorro, sendo: dois homens à esquerda e duas mulheres à direita, pessoas brancas; logo abaixo está um quadro delineado por borda preta, com um quadrado menor em laranja, escrito "vamos ler a reportagem", seguida do endereço url e um quadro verde, escrito 'qual é a profissão deste senhor aparece na foto da reportagem?'. Do lado direito da imagem, em quadros azuis, alaranjados e verdes estão escritos: passeador de cachorro; escoteiro; cuidador da natureza; veterinário; repórter; veterinário.

Após as respostas, a verdadeira profissão foi revelada, para a surpresa dos alunos: ele era um catador de resíduos recicláveis. Pudemos conversar um pouco sobre como o que eles haviam pensado era diferente da verdade apresentada na reportagem. 

Após a leitura do material, que rendeu observações riquíssimas por parte dos alunos, realizamos a rotina de pensamento “Bússola”. Esses foram os registros de alguns alunos:

Imagem que reúne no centro do desenho de uma bússola, em preto e, ao seu redor, quadros coloridos em alaranjado, amarelo, azul, verde e rosa, com dados em azul interligados aos ponteiros de N, O, S e L, com escrito, respectivamente, em sentido horário: 1 O que mais gostaria de saber sobre essa ideia que conhecemos na reportagem?; 2 Quais são os pontos positivos dessa ideia?; 4 Como essa ideia pode ser melhorada?; 3 Quais são os pontos negativos dessa ideia?. As respostas surgem nos demais quadros coloridos, sendo: 1 Queria saber porque os motoristas despresavam tanto os catadores.; 2 Os pontos positivos são: ajudar a ter uma cidade limpa e ajudar a natureza não ter tanto lixo.; 4 Minha ideia de melhorar o aplicativo é colocar videochamadas e mensagem para os catadores se comunicarem entre si.; 3 O ponto negativo é de haver muitos trânsitos e engarrafamentos na cidade.

Confesso que tive minhas dúvidas quando pensei na atividade… não tinha certeza de que alunos dessa idade conseguiriam analisar uma reportagem a partir de quatro pontos diferentes. Contudo, uma coisa que aprendi com os princípios do planejamento reverso e das aprendizagens visíveis foi que  temos que ter altas expectativas com nossos estudantes. 

Neste momento, eu já tinha segurança e convicção de que errar faz parte do processo de aprendizagem – e, hoje, essa culpa não carrego mais. Meus eternos agradecimentos à professora Julia Pinheiro Andrade por esse ensinamento.

Nem preciso apontar o quanto os alunos se superaram; os registros falam por si. A elaboração e o registro do pensamento em etapas trouxe a documentação de uma compreensão profunda, gerada a partir de uma simples reportagem. 

O aprendizado gerado pelas rotinas de pensamento 

Em outro momento da minha vida, essa notícia seria lida de maneira compartilhada e eu teria perguntado a dois ou três alunos o que eles haviam compreendido, mas não sinto vergonha disso: é parte do meu processo de aprendizagem. 

A atividade não parou aqui. 

O final da reportagem me levou a puxar da minha malinha pedagógica outra rotina de pensamento: a rotina “Imagine se… ficássemos sem os serviços dos catadores. O que aconteceria?” nos ajudou pensar sobre uma reflexão que a reportagem trouxe.

Imagem que reúne uma imagem de um trator com braço mecânico dentro de um lixão; à sua esquerda, trecho destacado: "Temos que começar a valorizar mais os profissionais que são desvalorizados, como catadores, garis, diaristas... Imagine o que aconteceria com uma cidade se ela ficasse um mês sem esses trabalhadores?"; dispostos ao redor da imagem, estão quadros coloridos em rosa, azul, amarelo e verde, com os dizeres: "Imaginem se... ficássemos sem os serviços dos catadores, o que aconteceria?"; "É bom para reciclagem, mas é ruim para todos se fica espalhada."; "A cidade ficaria muito suja. Não haveria natureza e seria conhecida como a cidade com mais poluição da história!! Seria péssimo para a nossa cidade todo o lixo nas calçadas e ruas."; "A cidade poderia ficar suja e poluída e a maioria dos habitantes iam morrem ou ficar doente por causa do cheiro do lixo e da poluição."; "Poluição vai sujar todo e matar todos os animais e ficaria com cheiro horrível na cidade."; "Isso é sujo"; "Isso é triste"; "Péssimo!!!".

Hoje, digo com todas as letras e palavras: é possível fazer diferente! Não adianta só fazer uma atividade a mais, além de todas as que você já faz; faça escolhas, pois boas escolhas são essenciais. 

A definição do objetivo é a coisa mais importante e, naquele dia, optei por ir mais profundo nas aprendizagens. Se meu objetivo fosse corrigir a ortografia e sistematizar a escrita, teria feito aquilo que sabia fazer antes: ler e perguntar para dois ou três o que eles compreenderam. Mas, ao invés disso, fiz uma escolha em que a correção desses pontos ficaria para outras muitas oportunidades em que teria com eles.

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