Como trabalhar com metodologias ativas em matemática? As novas mentalidades matemáticas

Você também acha que existem pessoas que nasceram aptas área a matemática e outras não? Qual é sua mentalidade a respeito desse tema? Em agosto e setembro tivemos duas lives com a incrível professora Sandra Monica Paulos sobre as chamadas Mentalidades Matemáticas: um novo modo de conceber o ensino da matemática propondo discussões intensas e ativas em sala de aula para que todos experimentem e acreditem que são capazes de pensar matematicamente.

A proposta vem da grande professora Joe Boaler, de Stanford, que desenvolveu o super-site de conteúdos e metodologias de ensino de matemática chamado Youcubed, no qual apresenta propostas inovadoras e ao mesmo tempo fáceis de implementar em sala de aula, como trabalhar com matemática visual e desafios para análise e reconhecimento de padrões. Em português, já contamos com quatro livros escritos por Joe Boaler apresentando a teoria e a prática do conceito de Mentalidades Matemáticas, aprofundando-os em exemplos para Ensino Fundamental de anos iniciais e de anos finais.

O conceito fundamental é: não existe pessoas que nasceram com cérebros matemáticos ou que já são naturalmente aptas a matemática. Do ponto de vista neurobiólogo, a não ser em casos de deficiências ou necessidades especiais, todos temos aptidão equivalente para o pensamento matemático e tudo depende de como somos estimulados e ensinados a pensar matematicamente. Cabe à escola, então, propor práticas estimulantes, inclusivas e equitativas para que todos se apaixonem por matemática e desenvolvem uma mentalidade matemática de crescimento: ou seja de que sempre podem aprender mais e melhor, sobretudo quando cometemos erros e os revisamos, tomando consciência sobre nosso próprio modo de pensar. Joe Boaler pensa com base no conceito de mentalidade de Carol Dweck, famosa pesquisadora de Stanford que introduziu os conceitos de mentalidade fixa e mentalidade de crescimento. Na mentalidade fixa achamos que já sabemos ou não sabemos e, por isso, desistimos de tentar e buscar novas alternativas, pois não acreditamos que podemos mudar. Já na mentalidade de crescimento sabemos que sempre podemos superar o nível atual de conhecimento e que, sempre que desafiados, estamos abertos e disponíveis a buscar novas estratégias para resolver problemas , mudar nosso pensamento, alargá-lo e aprender com novas situações. A proposição de Dweck é válida para todas as áreas e Joe Boaler a aproximou do ensino de matemática. suas propostas são muito inovadoras e acessível: trazer experimentações e desafios com matemática visual, muitas vezes por meio de obras de arte.

A Professora Sandra Monica conheceu a proposta em um curso da Ativa Educação conosco e logo se aproximou do Instituto Sidarta, que difunde essas metodologias para o ensino de matemática no Brasil. Na live, além de trazer alguns exemplos dessa linda experimentação em sala de aula, Sandra conta que sempre foi muito tradicional, sem buscar muitas metodologias ativas. Porém, quando começou a usar essas estratégias com os alunos, viu que o engajamento  a participação cresceram tanto que nunca mais voltou atrás. Hoje compõe o coletivo que, no Instituto Sidarta, desenvolve questões das olimpíadas de matemática e dos eventos de Mentalidades matemáticas no Brasil. As lives no canal de Youtube da @ativaedu são imperdíveis: 31/08/2022 e 14/09/2022. Confira o que discutimos:

• O que são as Mentalidades Matemáticas e como estão relacionadas com a proposta de Aprendizagens Visíveis? Como tornar o pensamento do aluno visível na matemática?
  • Como a Aprendizagem Visível transforma a relação do professor com suas práticas de ensino?
  • Qual a importância de trabalhar com os números visuais propostos nas Mentalidades Matemáticas?
  • Como trabalhar o “erro” em sala de aula apoiando o desenvolvimento de uma nova mentalidade de aprendizagem na matemática?

Sandra já escreveu dois posts para a nossa Comunidade de Práticas em Aprendizagens Visíveis: “Refletindo com frações” e “Rotinas de Pensamento em Situações Problema” , dois relatos potentes de práticas cujos ótimos exemplos exploraremos nessa live e em uma próxima! Não perca!

Conheça mais as participantes:

Sandra Monica Paulos é Pedagoga, também graduada em Letras e Matemática, com MBA em Gestão Escolar, pela USP, e Especialização em Psicopedagogia. É Professora de Matemática no EF e Projeto de Vida no Ensino Médio e Cofundadora do Grupo de Estudos GPE (Grupo de Pesquisa e Estudo), oferecendo mentorias, cursos e oficinas de formação a profissionais da área da educação. Faz parte da equipe Canguru na elaboração de planos de aula e da Célula 1 de Mentalidades Matemáticas pelo Instituto Sidarta. Mantém o site: http://youtube.com/c/SMPpedagogiando

Julia Pinheiro Andrade é fundadora da Ativa Educação, foi professora de extensão no Instituto Singularidades e no Instituto Vera Cruz. Atua com formação continuada de professores há 20 anos, em redes e escolas públicas e privadas. É formada em Geografia pela USP, com mestrado em Educação pela FEUSP, certificada pelo curso Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom (2018) e Visible Thinking (2020) pelo ProjectZero da Harvard Graduate School.