Como tornar o pensamento uma rotina em sala de aula?

Em 23/03/21 fizemos uma super live com nossa amiga Renata Araújo, coordenadora pedagógica na Escola Carandá e fundadora da ComPosição: Encontros de Formação e pioneira nas práticas de tornar o pensamento visível em sala de aula. Conversamos sobre sua trajetória na educação, sobre os desafios e sobre as imensas potências de se trabalhar com a proposta de construir uma cultura de pensamento compartilhado em sala de aula.

Discutimos também formação continuada de professores, questionando de que maneira os profissionais do ensino podem levar este entendimento aos alunos para assim obterem maiores resultados no aprendizado, tornando-o leve e efetivo, além de contextualizar o ensino para a realidade de cada estudante?

Uma frase de Renata citando Ron Richhart, pesquisador do projeto Zero que gosto muito é: “para que o pensamento seja uma prática em sala de aula, deve ser também uma prática na sala dois professores”. Tudo isso e muito mais na live! Não perca!

Conheça as participantes:

Renata Araujo é fundadora Projeto ComPosição: Encontros de Formação e atua como coordenadora e assessora pedagógica. É pedagoga formada pela UNISA, Mestre em Arte e Educação pela UNESP – SP, certificada pelo curso Visible Thinking pela Harvard Graduate School/Project Zero. Renata Araujo – fundadora Projeto ComPosição: Encontros de Formação e atua como coordenadora e assessora pedagógica. É pedagoga formada pela UNISA, Mestre em Arte e Educação pela UNESP – SP, certificada pelo curso Visible Thinking pela Harvard Graduate School/Project Zero.

 

Julia Pinheiro Andrade – fundadora da Ativa Educação, foi professora de extensão no Instituto Singularidades e no Instituto Vera Cruz. Atua com formação continuada de professores há 20 anos, em redes e escolas públicas e privadas. É formada em Geografia pela USP, com mestrado em Educação pela FEUSP, certificada pelo curso Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom (2018) e Visible Thinking (2020) pelo ProjectZero da Harvard Graduate School.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter e receba dicas para
professores no seu e-mail, gratuitamente