A @ativaedu e Neurociência e Educação começam uma parceria linda para desenvolver cursos e iniciativas juntas. A primeira ação é uma live às 18h na 4a feira 07/09 via instagram da Neurociência e Educação quando Julia P. Andrade e Katia Chedid contam respectivamente de sua formação e de suas perspectivas teóricas e práticas. Vamos descobrir como a neurociência e a educação baseada em evidências é a base teórica das duas professoras e como cada uma foi se aprofundando de modos diferentes e complementares em estratégias que apoiam metodologias ativas em sala de aula, como trabalhos em grupo, estímulos a múltiplas linguagens e memórias e estratégias que ampliam o aprender a aprender e consciência sobre o aprender, a metacognição. A partir de 15/09, oferecemos no sympla um curso introdutório de três aulas sobre os fundamentos das aprendizagens profundas formadoras de memórias de longo prazo, com o estímulo a competências gerais e a proposição de desafios que estimulem a transferência de conhecimentos e aprendizados para a vida. Vamos conversar muito sobre as Ciências da Aprendizagem e práticas inovadoras para sala de aula baseadas em evidências, com destaque para as Rotinas de Pensamento Visível. Acompanhe no instagram e depois confira aqui, no canal de youtube da @ativaedu!
Conheça mais as Professoras:
Katia Chedid é Educadora há mais de 38 anos. Pedagoga, psicopedagoga, especialista em gestão escolar, com extensão em Neuropsicologia, participou de grupos de estudo em Neurociência na Faculdade de Educação da PUC-SP, na Escola Politécnica e na Faculdade de Educação da USP. Especialização em Neurociência aplicada a Educação pela Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo. Em 2020 recebeu o Prêmio Special Tribute International, Categoria Best Practices in Education, and Health, Brazil-Europe, Projeto Cap Sur Ecole Inclusive d’Europe. O prêmio foi conferido pela European Commission Erasmus+.
Julia Pinheiro Andrade é fundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica em redes públicas e privadas. Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007) e certificada pelos cursos Visible Thinking (2020) e Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom (2018) pelo Project Zero (Harvard Graduate School). Atua com formação continuada de professores desde 2001 em redes e escolas públicas e privadas. É autora de diversos livros, sendo o mais recente a organização e autoria da coletânea de 11 artigos, 17 autores Aprendizagens Visíveis: experiências teórico-práticas em sala de aula (Panda Books, 2021) e a plataforma-livro Currículo e Educação Integral na Prática: uma referência para estados e municípios (Centro de Referências em Educação Integral/British Council, 2019).