Metodologias ativas e cultura de pensamento em sala de aula: por que e como criar?

 

Frente aos novos desafios da educação em um mundo cada vez mais conectado e complexo, tem se tornado urgente pensar modos mais ativos e engajadores para a relação de ensino e aprendizagem para além da relevância dos conteúdos. Como nós, professores, podemos ter uma nova mentalidade em sala de aula e, ao invés de ser uma exceção ou um acaso, garantirmos intencional e recorrentemente espaços de reflexão e pensamento em todas as aulas? Para pensar nessa densa e necessária questão, recebemos a querida Claire Arcenas, super pioneira no estudo e na prática das rotinas de pensamento em sala de aula com base no estudo aprofundado das propostas do Project Zero da Faculdade de Educação de Harvard.

Claire é uma professora canadense que já rodou o mundo estudando e lecionando com base em rotinas de pensamento visíveis e escolheu lecionar no Brasil já há alguns anos, em uma escola internacional. Graças a essa prática, logo se destacou na escola onde trabalhava: quando alunos começaram a levar uma nova cultura de pensamento para a mesa de jantar. Em meio a conversas do dia a dia, perguntas como “Mas o que te faz dizer isso? Certo, mas o que você de fato você vê? E o que você conclui disso?” começaram a surpreender os pais em conversas sobre a mídia e sobre a cultura. Foi exatamente assim, por ser pai de uma de suas alunas, que Claudio Sassaki, fundador da Geekie, conheceu Claire e a convidou para trabalhar com ele. Essas e muitas outras histórias de como o pensamento visível e potente, dentro e fora da sala de aula, você pode conferir nesta super live! Nela você encontra os seguintes tópicos:

– O que são Rotinas de Pensamento?

– Como trabalhar com elas?

– Experiência da Geekie

– Experiência de Claire Arcenas com as Rotinas de Pensamento

 

Esta live foi originalmente gravada no primeiro semestre de 2021 e publicada à época no site Educação do Futuro. Hoje é um conteúdo exclusivo da @ativaedu.

Conheça as participantes:

Claire Arcenas é Mestre em Educação pela Framingham State College (EUA) e bacharel em Educação pela Universidade de Toronto (Canadá). É também formada em Artes em Espanhol, em Ciências e em Educação Física e Educação em Saúde pela Queen’s University em Kingston, Ontário (Canadá). Claire é também uma educadora da IB (International Baccalaureate).

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter e receba dicas para
professores no seu e-mail, gratuitamente