Do Pão ao forno solar: Rotinas de Pensamento para ensinar energia sustentável

DO PÃO AO FORNO SOLAR: EXPERIENCIANDO AS ROTINAS DE PENSAMENTO PARA ENSINAR ENERGIA SUSTENTÁVEL

Contexto Escolar

O  relato é baseado em uma orientação feita a um professor que está desenvolvendo um projeto com  uma turma do 9ºano na escola o qual estou vinculado, intitulado “Ciência na cozinha”. Resido na cidade de Campo Grande no Estado de Mato Grosso do Sul e trabalho em uma escola da rede estadual de ensino que funciona em tempo integral e é alicerçada na Proposta da Escola da Autoria, onde desenvolvo a função de Professor Coordenador de Práticas Inovadoras, também chamada de PCPI. A função foi criada pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e tem como foco principal do projeto fomentar práticas criativas  no âmbito escolar em parceria com professores e coordenação pedagógica.

Como tudo começou

A minha chegada à escola se deu  no ano letivo de 2022. Ao me deparar com alguns projetos que estavam em desenvolvimento conheci o projeto do professor de Química, que ministra aulas de Eletiva I, que compreende a área de ciências da natureza,  chamado “Ciência na cozinha”. O produto final do projeto seria fazer e assar pães caseiros. Para que os estudantes chegassem nesta etapa, o educador procurou desenvolver com a turma todos os fenômenos químicos existentes na produção de alimentos. O projeto inicialmente teria duração de 1 semestre. Quando fui chamado para olhar as produções dos pães feitos pelos estudantes tive a idéia de sugerir, caso ele fosse dar continuidade ao projeto no 2º semestre, que os pães fossem assados em um forno solar também feito pelos  próprios estudantes. A sugestão foi aceita de imediato pelo professor e assim prosseguimos com a continuidade do projeto para o 2º semestre. Contudo tivemos que realizar algumas alterações no cronograma e na ementa do projeto, visto que dado a continuidade , o docente necessitava de abordar temas voltados às questões sustentáveis e em específico as fontes de energia limpa, já que o forno solar seria acrescentado como produto final no 2°semestre. O projeto seguiu seu andamento durante o restante do ano letivo. Dado um momento da etapa do projeto, o professor precisou tratar com a turma temas ligados às questões sustentáveis e fontes de energia limpa. Durante um encontro que tivemos na escola em seu momento de planejamento, o professor relatou que havia desenvolvido uma atividade de robótica, em que os estudantes construíram um projeto proposto no livro do estudante que acompanha o laboratório de robótica educacional móvel. O projeto  trazia a proposta de  construção de um ventilador que funcionava de forma manual. O professor utilizou a proposta de montagem para simular o funcionamento de um aerogerador, com intencionalidade de abordar as questões voltadas às fontes de energia limpa. Diante da proposta, pensei em uma aula que complementasse o estudo iniciado. Lembrei, desse modo, do filme “O menino que descobriu o vento”, que conta a história de um jovem menino chamado Malawi que, percebendo as dificuldades enfrentadas pelas pessoas de seu vilarejo, resolve criar um aerogerador. Nesse momento, tive a ideia de aplicarmos as rotinas de pensamento por meio do filme.

As rotinas de Pensamento: primeiros contatos

Conheci as rotinas de pensamento através do livro da Júlia Pinheiro Andrade, “Aprendizagens visíveis: experiências teórico-práticas em sala de aula”. O livro da Júlia foi um divisor de águas na minha atuação como coordenador de práticas inovadoras na escola. O tema me encantou já nas primeiras páginas. O livro elucida bem como se dá as rotinas de pensamento e como podemos aplicá-las em sala de aula com finalidade de difundir  a cultura de pensamento em busca de  uma aprendizagem verdadeiramente visível. A leitura me proporcionou grandes reflexões relacionadas às nossas práticas de ensino e como isso tem impacto na aprendizagem dos nossos estudantes.

Preparando as Rotinas de Pensamento por meio do longa metragem : 1ºmomento

Voltando ao projeto, realizei encontros formativos com o docente para apresentar a proposta de aula e esclarecer possíveis dúvidas. Apesar de não conhecer as rotinas de pensamento, demonstrou interesse de imediato em aplicar a ação. Elaborei duas rotinas de pensamento para serem preenchidos pelos estudantes e sugeri para que o educador aplicasse  da seguinte forma: a primeira seria preenchida durante o filme e a outra ao final. Para o momento em que os estudantes estivessem assistindo ao filme, teriam que preencher as seguintes frases: Eu tenho dúvida…; O filme diz…; eu penso que…”. Esse momento foi de suma importância, pois os registros realizados por eles possibilitaram que expusessem suas dúvidas e compreensão sobre o filme, como  mostra alguns relatos abaixo:

 

 

 

Terminado o filme, e após terem preenchido a rotina de pensamento apresentada,  o professor promoveu um debate com todos, em que cada um teve a oportunidade de expor seu ponto de vista, discorrendo  as impressões que tiveram  e possíveis dúvidas surgidas. Terminado essa etapa de escuta e troca de ideias, o docente explicou a importância das fontes de energia limpa,   seus benefícios para a promoção de vida mais sustentável, assim como a percepção e sensibilização diante dos problemas enfrentados para promover mudanças que sejam realmente significativas para a comunidade na qual está inserido.

Preparando as Rotinas de Pensamento por meio do longa metragem : 2ºmomento

Para dar prosseguimento e finalizar o desenvolvimento da atividade, após a discussão, os estudantes  preencheram uma outra rotina de pensamento com as seguintes frases: “Antes eu pensava que…”; “Agora penso que…”. Neste momento, a mediação permitiu que o educador junto a turma, expusesse as opiniões de cada um, o que possibilitou enfatizar a importância das discussões diante da temática levantada pelo filme:

 

 

O propósito de se trabalhar as consignas foi promover a reflexão por meio do pensamento consciente possibilitando a criação do conhecimento para uma aprendizagem visível. Muitos fizeram indagações que anteriormente não haviam mencionado, levantaram pontos que antes não haviam sido suscitados. Em mãos dos relatos feitos pelos estudantes, o educador constatou que alguns conseguiram expor suas ideias com  alguma clareza e embasamento  sobre o filme, outros ficaram curiosos com o funcionamento da turbina feita pelo menino, outros tiveram dificuldades de se expressar por meio das palavras. Alguns relatos foi necessário a presença do estudante para explicar oralmente já que algumas escritas foram difíceis de compreender.

Aprendizagem visível: refletindo acerca das evidências

Apesar de ter sido um primeiro contato dos educandos com as rotinas de pensamento, os feedbacks possibilitam ao professor trilhar o próximo passo no ensino do projeto. Entre os apontamentos escritos feitos pelos estudantes, surgiram perguntas como: “ Como que o vento produz energia”; “ Gostaria de saber como funciona um aerogerador”; “Por que o vento gera energia?”; “Por que a lanterna da bike do professor acende quando alguém pedala?” Como produzir eletricidade pelo vento?”, “Não entendi por que a energia fez aparecer água”.

A discussão permitiu o compartilhamento de pontos de vista que contribuíram para um entendimento mais aprofundado sobre o assunto, permitindo a tessitura de uma cultura de pensamento que promoveu a construção de uma aprendizagem coletiva e colaborativa. A utilização das consignas no contexto do filme oportunizou ao estudante refletir na estruturação da sua própria ação de pensar. A sistematização com que o tema foi apresentado possibilitou um balanço individual ao final do estudo, garantindo uma prática mais imersiva e consciente. Outros pontos também chamaram a atenção por meio das rotinas de pensamento: dificuldades na escrita e dificuldades de compreenderem alguns pontos da atividade. Tratando-se de uma turma de 9º ano esperávamos que a escrita fosse um pouco mais “madura” e aprofundada. Essas observações foram importantes pois servirão para nortear ações em outras áreas como a Língua Portuguesa, por exemplo, assim como também na elaboração de estratégias para os planos de recomposição da aprendizagem que estão em vigor na escola e que continuarão no próximo ano letivo.

As rotinas de Pensamento para uma aprendizagem profunda: Professores apaixonados, estudantes engajados.

Em relação ao papel das rotinas de pensamento o que se percebeu de mais valioso foi o potencial que elas têm tanto para tornar a reflexão e a aprendizagem imersiva e visível, quanto como uma ferramenta de avaliação formativa , que atua de forma estruturante no monitoramento de conhecimentos e habilidades que os estudantes estão adquirindo em torno da proposta de aula. É perceptivo que o relato apresentado neste estudo corrobora de maneira significativa o impacto no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Cabe ressaltar que a educação contemporânea exige que professores estejam cada vez mais atentos às mudanças , devendo estar preparados para lidar com a geração de jovens que temos hoje. Contudo a prática docente também necessita de educadores engajados, preparados, que sejam pesquisadores, e principalmente, apaixonados pelo ofício de ensinar.

As rotinas de pensamento permitiram que o docente despertasse a curiosidade dos estudantes, possibilitando assim que por meio dos feedbacks dos mesmos, o educador pudesse trilhar os próximos passos dentro de seus objetivos e propostas no projeto desenvolvido.

Quando conhecemos melhor nossos estudantes, conseguimos uma probabilidade mais exitosa em nossas ações planejadas, intensificando a checagem de conhecimentos e habilidades adquiridas pelos educandos em torno da proposta da aula. No momento em que os relatos apresentados pelos estudantes, durante e após assistirem o filme, foram recolhidos e analisados,  houve a possibilidade de realizar um panorama acerca  do grau de conhecimento que cada um obteve e quais foram as dúvidas e dificuldades de compreensão de determinados aspectos abordados durante o longa metragem. Cabe ressaltar aqui a importância de se ter usado o recurso audiovisual, pois  possibilitou e facilitou a aproximação dos estudantes à  temática trabalhada facilitando e promovendo discussões pertinentes ao estudo da aula . Com base nas respostas o professor elencou quais temas deveriam ser reforçados e esclarecidos nas aulas seguintes, para que assim fosse dado prosseguimento ao andamento  da eletiva. Promover as rotinas de pensamento é indispensável para a ressignificação da aprendizagem.

O projeto ainda terá sua última etapa: Construção do forno solar para assar os pães. Contudo a base da aprendizagem trilhada ao longo da prática pedagógica possibilitou ao estudante a ampliação dos conceitos assimilados e que irão solidificar a intencionalidade da eletiva: relacionar as práticas do dia a dia para aprendizagem mais imersiva sobre a Química, aliando as práticas voltadas às questões sustentáveis em especial às fontes de energia limpa. O que se notou de mais rico foi a curiosidade despertada por meio do filme, provocando dúvidas, promovendo debates e pontos de vista. A aprendizagem coletiva e individual foi intencionalmente promovida, o que possibilitou ao professor pensar nos próximos passos que se deverão seguir para atingir o objetivo proposto do projeto.

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