Aprendizagens Visíveis em São José dos Campos: como está se difundindo essa idea?

Como ampliar a prática com Rotinas de Pensamento em uma rede pública de ensino?

Entre agosto e  setembrop de 2022, a Ativa Educação – representada por Julia Andrade e Danielly Abud – desenvolveu a formação geral de professores e de 125 orientadores pedagógicos no município de São José dos Campos, SP. Inicialmente foi oferecida uma palestra geral, de introdução às Aprendizagens Visíveis para toda a rede, ao lado de Anna Penido, tematizando os desafios de desenvolver uma escola mais engajante e significativa no contexto pós pandemis, sobretudo para anos finais do Ensino Fundamental. Em setembro, 125 oerientadores pedagógicos viveram o curso imersivo presencial de 8 horas de Aprendizagens Visiveis nas áreas do conhecimento, baseada em um estudo teórico-prático das Rotinas de Pensamento Visível como metodologias ativas aplicadas em situações de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens. A experência foi muito rica, sobretudo para pos professores multiplicadores na Escola de Formação de Professores de Sâo José dos Campos.

Legenda das imagens – Imagens 1: Anna Penido e Julia Andrade, em agosto/2022 realizam palestra para toda a rede municipal de São José dos Campos sobre como tornar a escola um lugar mais engajante para os estudantes de Ensino Fundamental Anos Finais após a Pandemia. Foto: Ativa Educação. Imagem 2 e 3: Julia Andrade conduz formação para todos Orientadores Pedagógicos da Rede. Foto: Ativa Educação. Imagem 4: grupo de orientadoras pedagógicas realiza experimentação mão na massa com Rotinas de Pensamento Visível para área de Ciências da Natureza. Imegem 5: autoavaliação vinsível inicial e final sobre os temas trabalhados na formação de orientadores pedagógicos. Foto Ativa Educação.

 

Quais foram os resultados desses trabalhos? Como os professores têm se apropriado dessa proposta no âmbito da Escola de Formação de Professores de São José dos Campos? Como funciona essa Escola como centro de formação inicial e continuada de professores da Rede Pública de São José dos Campos? Sobre essas questões, vamos conversar com a professora Jaqueleine Magalhâes Lopes na live de 4a feira 05/04/2023 transmitida no canal do youtube da @ativaedu!

 

Mini Bio:

Jaqueline Magalhães Lopes é Formada em Letras pela UNESP – Campus de Assis/ SP. Professora de Língua Inglesa e Portuguesa da rede de ensino municipal de São José dos Campos. Mestranda em Linguística Aplicada pela Unitau. Atua na formação continuada de professores de educação básica com temáticas relacionadas à gestão de sala de aula, planejamento, metodologias ativas e ensino de Língua Inglesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter e receba dicas para
professores no seu e-mail, gratuitamente