AS RIQUEZAS DOS MANGUEZAIS: EXPERIENCIANDO AS ROTINAS DE PENSAMENTO PARA CONSTRUÇÃO DE UM REPERTÓRIO SOBRE SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO

Contexto Escolar

        Nosso relato está estruturado a partir da intencionalidade pedagógica de construção de um repertório amplo e produtivo para nossos estudantes sobre a importância de ecossistemas fundamentais para o planeta. Essa construção é parte de nosso projeto de mostra científica anual do colégio AZ João Pessoa, no estado da Paraíba. O projeto é dividido em etapas. A primeira é a escolha de subtemas a partir de um tema gerador maio – este ano, “Ações conscientes em prol de um mundo melhor para se viver”; a segunda diz respeito à apresentação de aspectos que caracterizam o subtema escolhido – no caso da 1ª série, o objeto do conhecimento foram os manguezais. E a última etapa corresponde às apresentações de toda investigação científica realizada durante o período que compreende as aulas de campo e os dias que antecedem a mostra científica.

Rotinas de pensamento e investigação científica

Para iniciar nossa jornada, foi importante apresentar o tema gerador de nossa mostra científica e a partir dele o subtema. Na aula “inaugural” fizemos um momento com a Rotina de Pensamento VEJO/ PENSO/ PERGUNTO, partindo de uma imagem:

A partir desse momento, foi possível colher parte do conhecimento que os alunos já tinham em seu repertório sobre nosso objeto de estudos. Boa parte das respostas dos estudantes trazia conceitos superficiais e mesmo alguns equívocos como:

· VEJO : “raízes grandes”; “ rio de lama”; “água suja”;

· PENSO: “deve ser um lugar que cheira mal”; “é um lugar perigoso”;

· PERGUNTO: “por que o lugar cheira mal?”

Um segundo momento desta mesma aula trouxe uma Rotina de Pensamento com uma estratégia de apresentação para promover certa curiosidade:

A imagem foi apresentada por etapas de modo que o que os alunos viam apenas por partes até chegar à imagem completa. As respostas variavam muito, porém o mais surpreendente foi a reação dos alunos quando a imagem completa apareceu. “Pensamentos Emocionais” também ganharam força no momento, e isso impulsionou respostas de natureza mais profunda, evidenciando o movimento de pensamento dos alunos por meio das Rotinas de Pensamento:

· VEJO: “tampinhas de garrafa”; “asfalto”; “penas e muito lixo” – Respostas antes da imagem completa;

· PENSO: “a poluição está destruindo a natureza”; “o ser humano está destruindo seu maior patrimônio”; “as pessoas são cruéis com a natureza”; “a humanidade já está sentindo os efeitos dessa destruição” – Respostas depois da imagem completa;

· PERGUNTO: “o que é preciso fazer para impedir que a poluição destrua a natureza?”; “como podemos agir de forma prática no dia a dia?” – Respostas depois da imagem completa.

Na sequência de construção do projeto de mostra científica, partimos para a aula de campo. Aldeia Camurupim – reserva ambiental de proteção dos manguezais e barreira de recifes de arenito; município de Marcação – PB. Nossos estudantes puderam conhecer os recifes de coral de arenito, que são colonizados por corais vivos, estão tão próximos à barra do rio que parecem querer proteger a reserva ambiental e as espécies em risco de extinção que vivem nela.

Imagem registrada pela equipe do colégio AZ João Pessoa – PB

Imagens registradas pela equipe do colégio AZ João Pessoa – PB

A experiência contribuiu enormemente para a mudança de pensamento de nossos estudantes. Passaram de um conhecimento superficial e/ou equivocado para um repertório amplo e produtivo.

Durante a aula os alunos fizeram registros de imagens e textos para construção de um portfólio como parte de toda a construção de repertório das turmas. As orientações para registro estavam ligadas aos objetivos da aprendizagem e aos critérios de sucesso que os alunos deveriam alcançar diante da experiência:

· OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

  • Ser possível apontar ao menos três características desse tipo de ecossistema;
  • Reconhecer que os manguezais são muito frágeis, pois até mudanças como a acidez do ambiente influenciam em sua saúde.

· CRITÉRIOS DE SUCESSO:

  • Ser possível apontar ao menos três características desse tipo de ecossistema;
  • Ser possível de explicar as transformações e impacto trazidos pela degradação.

Imagens registradas pela equipe do colégio AZ João Pessoa – PB

A mudança de cenário de repertórios foi registrada em uma Rotina de Pensamento para sistematizar e fazer um balanço individual ao final do estudo: ANTES PENSAVA QUE… / AGORA PENSO QUE…

 

Evidências da contribuição das rotinas de pensamento para consolidação do conhecimento

O trabalho com as Rotinas de Pensamento promoveu a reflexão por meio do pensamento consciente, possibilitando a criação do conhecimento para uma aprendizagem visível. Muitos fizeram indagações que anteriormente não haviam mencionado, levantaram pontos que antes não haviam sido suscitados como as regiões que correspondem aos encontros entre o rio, o mangue e o oceano; os tipos de árvores que compõem os manguezais, o tipo de argila e mesmo os tipos de faunas que estão na superfície ou submersas na região. Os relatos feitos pelos estudantes revelam que a maioria conseguiu expor suas ideias com alguma clareza e embasamento sobre o contato com os manguezais. Alguns demonstraram-se mais curiosos, e outros tiveram dificuldades de se expressar na escrita e precisaram de ajuda para esclarecer novamente o caminho cognitivo que as questões da rotina de pensamento traziam.

As rotinas de Pensamento e a construção da aprendizagem com intencionalidade

Toda experiência, desde a aula de apresentação do tema, até a aula de campo e os registros com a Rotina de Pensamento para sistematizar e fazer um balanço individual ao final do estudo “ANTES PENSAVA QUE… / AGORA PENSO QUE…” permitiu o compartilhamento de pontos de vista que contribuíram para um entendimento mais aprofundado sobre os manguezais, permitindo o esclarecimento sobre pontos importantes na formação de jovens engajados com a preservação da natureza e do planeta, por meio de uma aprendizagem coletiva e colaborativa. Todo o planejamento de sistematização para apresentação do tema possibilitou um balanço individual ao final do estudo, garantindo uma prática mais imersiva e consciente. Ademais, as elas também permitiram a identificação de dificuldades na escrita bem como de compreensão das frases que constituem as rotinas. Isso prova o quanto as RP são estratégias eficazes para se ter acesso a forma como os estudantes elaboram seus pensamentos e os movimenta numa linha de construção de um conhecimento superficial para um conhecimento mais profundo, além de dar ao professor a visualização de possibilidades para criar estratégias para os alunos com maior dificuldade poderem melhorar sua capacidade de elaboração do próprio pensamento.

Relato construído por Janaína P. Cunha, professora do Colégio AZ João Pessoa.

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