Onde estudar mais sobre Rotinas de Pensamento?
Como tornar o pensar intencional e profundo em uma rotina em toda sala de aula? A imensa pesquisa de mais de 50 anos do Project Zero da Faculdade de Educação de Harvard é a grande referência quando o assunto é fortalecer a cultura de pensamento para a compreensão em todas as áreas de conhecimento e em todas as formas de sala de aula. Os livros-referência sobre o assunto, porém, são todos em inglês: “O poder de tornar o pensamento visível: práticas para engajar e empoderar todos os aprendizes” (CHURK; RICHHART, 2020), “Criando culturas de pensamento: as oito forças que devemos conhecer para verdadeiramente transformar nossas escolas” (RICHHART, 2015), e “Fazendo o Pensamento visível: como promover engajamento, compreensão e independência para todos os aprendizes” (RICHHART et al, 2011). Para quem lê inglês e espanhol, temos disponível toda a “caixa de ferramentas” das rotinas de pensamento do Project Zero desde 2020 no site oficial do projeto.
Ainda não temos um grande arsenal em português, mas o que temos é muito valioso. Junto com o Instituto Catalisador traduzimos 10 Rotinas oficialmente ao português já disponíveis dentro da caixa de ferramentas do Project Zero. Busque por exemplo as Rotinas See-Think-Wonder, ou Vejo-Penso-Pergunto; I used to think… ou “Antes pensava que…agora penso que…”; Compass points ou Bússola; “What kake you say that?” ou “O que te faz dizer isso?”; Connect-Extend-Chalenge ou Conecto-Estendo-Desafio; e “What if?” ou “Imagine se…?
O Instituto catalisador é uma fonte de inovação e uma referência na pesquisa prática com rotinas de pensamento com escolas públicas e organizações do terceiro setor. No seu site há muitas experiências incríveis e, no site das propostas mão na massa (maker)do Project Zero (o projeto Agency by Design), há várias traduções para o português desenvolvidas pelo Instituto Catalisador: conheça essas rotinas em português aqui.
No Brasil temos diferentes traduções das Rotinas de Pensamento disponíveis. Gostamos de citar como referência o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Juliana Lencastre para a Unicamp, um ebook da Fundação Telefônica organizando um Menu de Aprendizagens para Docentes, e um artigo ilustrado que escrevemos sobre nossa Abordagem para Tornar Visível a Aprendizagem, publicado no ebook aberto Educação: atualidade e capacidade de transformação do conhecimento gerado (ANDRADE, 2020, pp.226-235).
Finalmente, em fevereiro de 2021 lançamos nosso livro “Aprendizagens Visívveis: experiências teórico-práticas em sala de aula” (Pandabooks, 2020), uma coletânea de 11 artigos totalmente focados em experiências brasileiras. O prefácio do professor José Moran e nossa introdução ao tripé teórico das Apendizagens Visíveis (a abordagem Reggio Emília, o Project Zero da Faculdade de Educação de Harvard e a meta-análise do professor John Hattie, da Universidade de Melbourne) estão abertas e disponíveis aqui.
Em breve teremos mais novidades e traduções em português! Aguardem e acompanhem!!!
Referências Citadas:
ANDRADE, J.A. “A Abordagem para Tornar Visível a Aprendizagem e a centralidade da tecnologia digital”. In: Educação: Atualidade e Capacidade de Transformação do Conhecimento Gerado 3. Paraná: Atena Editora, 2020, v.1, p. 225-231. Disponível em: <https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3401>
LENCASTRE, J. “Rotinas de pensamento: construindo uma cultura de pensar para desenvolvimento da autonomia intelectual e moral”. Trabalho de Conclusão de Curso/UNICAMP, 2017. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000978557&opt=1
RITCHHART, R.; CHURCH, Mark. The power of making thinking visible. Practices to engaje and empower all learners. San Francisco: Jossay-Bass, 2020.
RITCHHART, R. Creating cultures of thinking: The 8 forces we must master to truly transform our schools. John Wiley & Sons, 2015.
RITCHHART, R; CHURCH, Mark; MORRISON, Karin. Making thinking visible: How to promote engagement, understanding, and independence for all learners. San Francisco: Jossay-Bass, 2011.
17 respostas
Sempre se faz necessário a reflexão e uma intencionalidade numa rotina escolar.
Quanto mais desenvolvermos rotinas de pensamentos dentro da sala de aula, buscando compreender o pensamento dos estudantes, teremos possibilidades de compreendermos sua aprendizagem. O documento, serve como um norteador, uma bússola para reflexão do professor, e não, somente para avaliação final. É como um processo ensino/ aprendizagem.
O curso da unidade VII, trouxe muitas contribuições pedagógicas, e esclareceu de forma transparente sobre a questão da rotina de pensamento.
O curso da unidade VII, trouxe contribuições esclarecedoras em questão das rotinas de pensamento. Uma tarefa organizativa que proporciona a interação dos estudantes com a aprendizagem como um elo de reflexão/ professor-aluno.
que bom aguardando as novidades em em portugês
Muito grata pelas grandes contribuições. Tenho certeza que com muito empenho, pesquisando, estudando, experimentando, trocando, compartilhando experiências, provocando e sendo provocada nesta trajetória pedagógica, minha vida, meu trabalho com as minhas queridas crianças, com a equipe da unidade escolar, com as famílias, o processo de educar se tornará ainda mais rico.
Para finalizar deixo aqui uma citação que para mim diz tudo em poucas palavras o verdadeiro significado de educação.
A educação é um processo social, é desenvolvimento . Não é a preparação
para a vida,é a própria vida.
John Dewey
Metodologias ativas, prática pedagógicas, rotinas de pensamento. educação, inovação.
grata pelos acervos
Considera-se o ensino a construçao do conhecimento pelo aluno.O aluno é o sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social: o professor tem o papel de mediador do processo de formaçao do aluno; a mediaçao própria do trabalho do professor é a de favorecer/propiciar interação (encontro/confronto)entre o sujeito(aluno) e seu objeto de conhecimento (conteúdo escolar). Nessa mediação, o saber do aluno é uma mediação importante do seu processo de conhecimento(processo de ensino-aprendizagem).
importância também se revela como forma de expressão poética e de comunicação disponíveis às experimentações das crianças.
O conhecimento é a linguagem de um mundo culturamente vivido. É o sentir, o pensar, o dizer sobre as coisas. É a construção do discurso de muitas linguagens na construção de experimentação, o aluno descobre possibildades de expressão e pode experimentá-las.
Tema maravilhoso e conteúdos excelentes!!
Fiz uma reflexão sobre diversas situações onde adultos, jovens e crianças poderão construir conhecimentos de maneira significativa partindo do seu território e ampliá-los para outros por meio da leitura e experiências transformadoras.
Boa noite, com o decorrer dos anos eu aprendi a entender o tempo de cada criança, respeitar suas hipotéses e acima de tudo o seu direito universal de ser criança. Estou sempre atenta, aprendendo, e me encantado com o ser criança, que me leva para um lugar especial também.
MUITO PERTINENTE REFLETIR E APRENDER SOBRE ROTINAS DE PENSAMENTO. COMO É BOM AMPLIAR OS NOSSOS CONHECIMENTOS NA AREA DA EDUCAÇÃO.
Compartilhar experiências e reflexões de forma coletiva é o melhor caminho para a mudança educacional de que necessitamos.
A escola, especialmente a Educação Infantil é feita de sentidos. Tudo é construído através dos sentidos, dos significados. Me preocupo muito no que estamos transformando os espaços e os tempos dentro da escola, porque a liberdade de criação precisa ser garantida como um direito.
Construir um PPP que represente a unidade da escola, as características do território é algo que leva estudo e observação constante, porque a comunidade muda constantemente assim como suas necessidades. Por isso é essencial que nós também temos garantidos tempo para pensar a escola contemporânea, a escola dos meninos que criam, recriam, prestam atenção, transforma sua realidade familiar com o que aprende .
Nossas formações pedagógicas é uma oportunidade de ouvir e construir coletivamente uma escola para todos. Não é falar da sua turma, das suas dificuldades diárias, mas propor condições para que as dificuldades sejam superadas futuramente. Prestar atenção no que pode ser feito, dividir responsabilidade, contar com quem está disposto a ajudar. Gostaria que os HTPCs fossem nesse formado, que todos pudessem entender que o aluno do G2 logo será aluno do G4 e essas dificuldades precisam ser levadas a sério para serem extinguidas se possível.
Quem vive dentro de uma escola desde quando foi aluno deve entender que as mudanças partem de todo mundo e todos podem colaborar. Uma educação integral é aquela que vai além da escola, que cria possibilidades, oportunidades …